Exemplares do Barroco em Faro

 

FICHA DE RETÁBULO Nº 01

 

Identificação: Retábulo da Igreja de São Francisco, em Faro.

Localização: Preenche a totalidade da parede testeira da capela mor.

Encomenda: Encomendado pelos responsáveis da Igreja de São Francisco.

Cronologia/periodização: Proto-Barroco (1620-1668)

Produção (risco, entalhe, etc.): Escultor proveniente da localidade, de Faro.

Usos e funções: Eucarístico (em sua origem)

Tipologia/especificidades/modelo compositivo: xxxxxxxxxx (espec.: primeiro ret. Com camarim incluído, no Algarve)

Materiais: Madeira entalhada.

Descrição Geral e Específica: Planta plana. Embasamento com duplo registro, sendo que no banco encontra-se quatro pedestais. Corpo com quatro colunas coríntias, diferenciadas no terço inferior e totalmente revestidas por ornáculos naturalistas. Ao centro surge um camarim com um trono piramidal em graus (outrora destinado a exposição do Santíssimo Sacramento. Nos tramos laterais há nichos emoldurados, e neles encontram-se imagens de vulto perfeito. O entabulamento restringe-se aos tramos laterais. O ático é delimitado por uma arquivolta plena e apresenta uma composição tripartida. Ao centro ainda surgem dois consoles e um entabulamento contínuo, arrematado por um frontão triangular interrompido. Destaca-se ao centro uma cartela com representação, em relevo, de Deus Pai. Nas ilhargas há volutas arrematadas por urnas.

 

Conservação: Policronia desajustada. Encontra-se em estado razoável, mas desprovido da mesa do altar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FICHA DE RETÁBULO Nº 02

 

Identificação: Retábulo da Capela Mor da Igreja dos Capuchos.

Localização: Preenche a totalidade da parede testeira da Capela Mor.

Encomenda: Responsáveis da Ordem Terceira do Carmo.

Cronologia/periodização: Barroco Pleno (1668-1714).

Produção (risco, entalhe, etc.): Desconhecido. Provavelmente, entalhador farense.

Usos e funções: Eucarístico (no momento encontra-se uma tela, a qual encerra o camarim).

Tipologia/especificidades/modelo compositivo: Um Corpo e três tramos; os tramos inscreve-se entre duas colunas, uma de cada lado.

Materiais: Madeira entalhada e azulejos (no embasamento).

Descrição Geral e Específica: Planta plana. Embasamento com duplo registro, sendo o primeiro feito com azulejos. As colunas são torças, totalmente revestidas com cachos de uva, parras e fênix (representando Cristo e seu renascimento). Logo, possui uma ornamentação naturalista – neste caso em maior relevo, com mísguas. No suposto camarim havia um trono piramidal em graus, destinado a exposição do Santíssimo Sacramento. Nos tramos laterais temos imagens de vulto perfeito assentadas em mísguas (de Sto. Antônio e São Franscico, ao evangelhor e epístola, respectivamente). O entabulamento restringe-se aos tramos laterias. O Ático é formado por dois arcos Salomônicos (torços) plenos (meia-volta) e concêntricos (mesmo centro), cortados transversalmente por quatro aduelas e uma cartela central com as insígnias franciscanas.

 

Conservação: Encontra-se em razoável estado de conservação; falta a mesa do altar; surge, como acréscimo posterior, uma tela que tapa a boca do camarim (uma pintura sobre madeira, representando a Nossa Senhora da Piedade, com moldura de perfil recortado.

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

FICHA DE RETÁBULO Nº 03

 

Identificação: Retábulo principal da Igreja da Misericórdia, de Faro.

Localização: Preenche a totalidade da parede testeira da capela mor.

Encomenda: Provedor/ Responsáveis da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, de Faro.

Cronologia/periodização: Barroco – com elementos que denunciam os Prenúncios.

Produção (risco, entalhe, etc.): Desconhecido (hipótese: o risco proveniente de Lisboa e o artesão proveniente de Faro).

Usos e funções: Narrativo (atualmente), servindo em outros tempos como Eucarístico.

Tipologia/especificidades: Um corpo e três tramos. Sendo que o tramo central é cercado por duas colunas de cada lado; os tramos laterais apresentam uma coluna nas extremidades.

Materiais: Madeira dourada, entalhada (com pintura policrônica).

Descrição Geral e Específica: Planta plana; embasamento com duplo registro e Arco tripartido. O embasamento conta com quatro pedestais no banco. O corpo contém seis colunas coríntias, com brutescos no terço inferior e com canduras no restante do fuste. Ao centro há um camarim, onde se encontra um trono piramidal em graus (atualmente é escondido por uma tela, a qual representa a visitação de Nossa Senhora). Nos tramos laterais há três telas (em cada lado) sobrepostas, totalizando as Sete Obrigações da Misericórdia. Sobre o entabulamento contínuo se desenvolve o ático e, ao centro, entre duas pilastras Stípides surge uma tela com a representação de umas das Sete Obrigações da N. Sra. Da Misericórdia. No arremate, um entabulamento contínuo e um frontão triangular interrompido. Nas ilhargas surgem dois nichos emoldurados por duas pilastras e uma arquivolta plena, arrematados pelo frontão retangular interrompido. No arremate das colunas externas nota-se acritérios arrematados por urnas. O Arco Triunfal é preenchido por conchiados no entredorso e frontispício (remontando o rococó)

Conservação: Apesar da policronia (desajustada e anacrônica) encontra-se em bom estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FICHA DE RETÁBULO Nº 04

 

Identificação: Retábulo da Capela Mor da Igreja da Nossa Senhora do Carmo (Tavira).

Localização: Preenche a totalidade da parede testeira da Capela Mor.

Encomenda: Responsáveis da Ordem Terceira do Carmo.

Cronologia/periodização: Rococó

Produção (risco, entalhe, etc.): Projeto de Domingos de Almeida.

Usos e funções: Eucarístico.

Tipologia/especificidades/modelo compositivo: Um Corpo e três tramos; os tramos inscreve-se entre duas colunas, uma de cada lado.

Materiais: Madeira entalhada.

Descrição Geral e Específica: Planta côncava. Embasamento com duplo registro. As colunas coríntias são lisas, com grinaldas em toda sua extensão, da base ao capitel, diferenciadas no terço inferior. Ao centro surge um camarim com um trono piramidal em graus, destinado a exposição do Santíssimo Sacramento. Ainda no centro há uma maquineta com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, logo acima da mesa do altar. Nos tramos laterais temos imagens de vulto perfeito assentadas em mísguas e emoldurados (de São José e São João Evangelista, ao evangelho e epístola, respectivamente); logo acima há ornamentos. O entabulamento restringe-se aos tramos laterias. O Ático é formado por duas arquivoltas plenas; no centro, entre duas pequenas pilastras, surge uma cartela com a representação do Monte Carmelo, com a Cruz e três estrelas. Pode-se dizer que a capela mor enquadra-se nos moldes de Arte Total.

 

Conservação: Encontra-se num bom estado de conservação; a mesa do altar; surge, como acréscimo posterior.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FICHA DE RETÁBULO Nº 05

 

Identificação: Retábulo da Capela Mor da Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Localização: Preenche a totalidade da parede testeira da capela mor.

Encomenda: Responsáveis da Ordem Terceira do Carmo.

Cronologia/periodização: Barroco Final.

Produção (risco, entalhe, etc.): Nota-se três riscos feitos por Manuel Martins.

Usos e funções: Eucarístico.

Tipologia/especificidades/modelo compositivo: Dois Corpos e três tramos; os tramos inscreve-se entre duas colunas, uma de cada lado.

Materiais: Madeira entalhada.

Descrição Geral e Específica: Embasamento com duplo registro; quer no sub-banco quer no banco temos mísguas suportadas por meninos hercúlios; encima da mesa do altar surge um sacrário (micro arquitectura). O primeiro corpo apresenta um par de colunas torças, diferenciadas no terço inferior; possuem grinalda na garganta. No outro par de colunas temos imoscapo no terço inferior. As colunas do segundo corpo apresentam enroscos no terço inferior (variantes). Ao centro surge um camarim monumental preenchido por um trono piramidal em graus, outrora destinado a exposição do Santíssimo Sacramento. Nos tramos laterais surgem nichos envolvidos por colunas, com imagens de vulto perfeito, assentados em mísguas.

O ático inscreve-se sobre um entabulamento, do segundo corpo, sendo limitado por uma arquivolta plena; ao centro surge uma cartela de grandes dimensões, ladeadas por anjos, onde temos a inscrição em relevo da Nossa Senhora do Carmo, ao entregar o escapulário a São Simão.

Conservação: Encontra-se em bom estado.